OLHA AÍ, FLÁVIO DINO! Estudantes reclamam de obras paradas em escola estadual em São Luís

0
230

Estudantes do Caic do bairro Cidade Operária realizaram um protesto nesta segunda-feira (22) pedindo a recuperação do prédio onde a escola está abrigada. Os alunos alegam que as obras estão paradas há algum tempo e a situação do prédio em que ocupam por conta da reforma está em péssimas condições.
A unidade ensino foi construída pelo Governo Federal no começo da década de 90 e atualmente é mantida pelo Governo Estadual. A escola possui aproximadamente mais de mil alunos que estão matriculados do 5º ao 9º ano.

Por conta da reforma, os alunos foram remanejados no início deste ano para outro prédio localizado ao lado da escola e deveriam permanecer no local durante o período em que a unidade de ensino estivesse em reforma. Os alunos alegam que as obras no Caic nunca começaram, e atualmente, o prédio está abandonado e vem sendo frequentado por vândalos.

O prédio está com graves problemas infraestruturais nas paredes e no telhado. Além disso, o mato cresce ao redor da unidade de ensino, o chão está sujo por conta dos usuários de drogas e vândalos que frequentam o local e o acervo da biblioteca está abandonado, revoltando alunos, pais e professores.

“Dá pena, porque aqui quando começou o pessoal ficava era na fila para adquirir uma vaga e agora dá pena de ver o local depredado”, conta Iracema Garcia, dona de casa.

Além disso, os alunos reclamam em que o prédio para onde foram remanejados também está precisando de reforma. As paredes estão pinchadas, os bebedouros quebrados e os estudantes afirmam que preferem voltar para o antigo prédio onde o Caic funcionava. “As paredes estão pinchadas, as paredes quebradas. O nosso antigo prédio é melhor”, disse o estudante João Mário Reis.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que o Caic funcionava com baixo número de matrículas e os estudantes foram remanejados para o prédio do Centro de Ensino Cidade Operária II, localizado na mesma rua. A Seduc disse que o local tem estrutura adequada e que o projeto para a licitação da reforma do Caic está em andamento e o prédio será transformado em uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

G1 MA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui