Prefeito de Igarapé-Açu, no Pará, morre por complicações do novo coronavírus

0
83

O prefeito interino de Igarapé-Açu, Nivaldo Costa, morreu, nesta sexta-feira (8), em decorrência da covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde do município, localizado no nordeste do Pará a 125km de Belém, confirmou o óbito por meio de uma nota oficial divulgada no Facebook da prefeitura. O município de cerca de 40 mil habitantes declarou luto oficial pela morte do gestor, com fechamento de todos os estabelecimentos comerciais.

Segundo a secretaria do município, Costa foi internado há uma semana no hospital municipal da cidade com sintomas da covid-19 e morreu nesta madrugada. Nivaldo atuava no município como interino, depois que o prefeito Ronaldo Lopes foi afastado em outubro de 2019, por determinação da Justiça, por atrasos no pagamento de salários de servidores.

Igarapé-Açu tem 31 casos confirmados de covid-19 e já registrou 7 mortes. O município não faz parte do decreto estadual que determinou  lockdown, ou seja, fechamento de todos os estabelecimentos considerados não essenciais. São eles: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Breves, Vigia e Santo Antônio do Tauá. Igarapé-Açu não consta na lista.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Pará contabilizou até esta sexta-feira (8), 6.519 casos confirmados da covid-19, com 574 óbitos. Até a última quinta-feira (7), segundo dados do Ministério da Saúde, o Pará é o sexto estado do Brasil com mais número de mortos pelo novo coronavírus.

Em março, o Brasil registrou a primeira morte de um prefeito, Antônio Felícia, era prefeito de São José Divino, no Piauí e tinha 57 anos.

Edição: Rodrigo Chagas