A Casa Caiu; Josimar de Maranhãozinho é alvo de operação da Polícia Federal

0
97

O cerco se fechou para o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL). Ele foi alvo na manhã de hoje, dia 9, da Operação Descalabro, deflagrada pela Polícia Federal para apurar suposto esquema criminoso no Maranhão voltado ao desvio de recursos públicos, da área da saúde, por meio do direcionamento de licitações.

Josimar é suspeito de ter desviado dinheiro de suas emendas parlamentares à área da saúde, de abril a dezembro de 2020. Foi destinado para os municípios do seu reduto eleitoral um montante de R$ 15 milhões.

Os Fundos Municipais de Saúde, ao receberam os recursos, firmaram contratos fictícios com empresas “de fachada”, pertencentes ao deputado, que estão em nome de interpostas pessoas, desviando, assim, o dinheiro público. Essas empresas efetuaram saques em espécie e o dinheiro era entregue a Josimar, no seu escritório em São Luís.

Como Josimar de Maranhãozinho é deputado federal, a operação foi autorizada pelo Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que autorizou o cumprimento de 27 de mandados de busca e apreensão em São Luís e no interior do Maranhão.

O nome da operação foi dado em razão do prejuízo pesado causado aos cofres públicos em plena época de pandemia.