Vacinação contra o novo Coronavírus em São Luís começa dia 20; confira os grupos prioritários

0
51

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou, nessa quinta-feira 14, que a vacinação contra a Covid-19 começará no dia 20 de janeiro, quarta-feira, às 10h, inicialmente apenas nas capitais.

A informação foi confirmada pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Pode), que participou de encontro virtual do FNP (Fórum Nacional de Prefeitos). Nas redes sociais, Braide garantiu que a cidade está preparada para receber as doses do imunizante.

O início da vacinação, no entanto, de acordo com o Ministério da Saúde, depende de aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), prevista para este domingo 17. As doses devem chegar em São Luís na segunda-18, e distribuição na rede pública começar na terça-feira 19.

Entre os primeiros grupos a serem vacinados, segundo Pazuello, estão trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus, idosos com mais de 75 anos residentes em asilos e indígenas maiores de 18 anos, desde que aldeados.

Para esta sexta-feira 15, há a promessa de Braide finalmente tornar público o Plano Municipal de Vacinação, que vai seguir o cronograma do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Além da vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, da Inglaterra, e fabricada pelo laboratório Serum, da Índia, a Anvisa também analisa pedido de uso emergencial da CoronaVac, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.